Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Reformulação textual

Aconteceu um fato bastante inusitado ao formatar este blog. Imaginem vocês que escrevi um texto bem maior para publicar em sua descrição (aquele textinho que está logo abaixo do título), contudo no momento em que fui publicá-lo havia uma exigência de "até 500 caracteres". Sendo assim, já  tive que começar a fazer o que este blog se propõe. Então, objetivei minha mensagem, alterei pontuações e palavras para que conseguisse manter minimamente o sentido que eu gostaria de dar.
Para vocês verem como isso acontece o tempo todo!
Segue abaixo o texto na íntegra:

Escrever é mais do que colocar palavras interligadas em um papel. É também transmitir ideias e construir sentidos. Um texto bem escrito – e não necessariamente sofisticado – suscita reflexões, remete-nos a algo, passa a ter uma dimensão expressiva própria. E é isso que busco estimular aqui. 
O nome ‘Artesanato Textual’ alude ao sentido do trabalho manual, do cuidado que o artesão tem com cada fabricação sua. Ao pensarmos em texto, pensamos em uma produção que vai se tornando clara na medida em que é construída, do mesmo modo que a obra do artesão é modificada e vai caminhando para a sua forma final a cada empenho dele.
Muitas vezes olhamos um tapete e o achamos bonito, mas não sabemos ou conhecemos como foi feito. Então, se o virarmos e olharmos para o seu avesso, possivelmente conseguiremos perceber como a trama de suas linhas estão entrelaçadas e, finalmente, conseguiremos compreender, ou pelo menos inferir, o modo como foi produzido. Assim também é com o texto: muitas vezes precisamos olhá-lo pelo avesso para compreendê-lo. Essa ação representa a curiosidade que nos torna cada vez mais conhecedores dele. Esse conhecimento nos torna cada vez mais capazes de produzir textos mais legítimos, de escolher ou rejeitar um vocábulo, de brincar com as pontuações tornando a produção mais enriquecida etc. 
Sendo assim, convido você a fazer parte da construção desta obra que depende do nosso empenho e dedicação para que conheçamos as “tramas do avesso” de um texto.

2 comentários:

  1. Bárbaro Lis,
    Excelente ideia! Estamos acostumados com os textos prontos e na hora de construir é que percebemos a dificuldade.
    Com a tua competencia, seriedade e habilidade, com certeza, será um grande sucesso.
    Parabéns!
    Janice

    ResponderExcluir
  2. Olá Janice!
    Fico feliz que tenha gostado do blog. Quanto à reformulação textual parece fácil, mas ela não é nada trivial. Precisamos criar uma certa intimidade com a língua, conhecermos os recursos linguísticos e nos atermos ao sentido do texto para que tenhamos sucesso.
    Espero vê-la sempre por aqui! ;)
    Abç,
    Lis.

    ResponderExcluir