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domingo, 13 de fevereiro de 2011

Análise de propaganda



Bem bacana esse vídeo, não é?  Escolhi-o para analisar porque ele traz informações implícitas interessantes, além da relação verbal e não-verbal .
No começo o narrador pergunta “O que é que a gente veio fazer aqui?”, com uma entonação de como se tivesse dando continuidade a um diálogo já iniciado. A narração começa seu dizer a partir do que considera que seria a pergunta de seu interlocutor e, partindo deste ponto, tenta responder* a indagação dando alguns indícios. Vamos a eles.
Em relação aos aspectos verbais, há três informações implícitas no texto deste vídeo. Duas delas são possíveis de detectar no próprio texto, quais sejam:
1) a de que “eles” são experientes no que fazem: esta justificativa aparece em dois momentos. O primeiro é quando diz que “veio fazer o que já fazia” e o segundo é quando diz que “a gente veio porque sabia o caminho”. Ora se eles “já faziam” e “já conheciam a trilha a ser seguida”, é porque tinham experiência no que estão se propondo a fazer. Refiro-me à experiência, pois me parece ser o termo mais adequado para demonstrar que são conhecedores do que fazem.
2) a de que possuem um diferencial: dizem que vieram “mostrar de um outro jeito”, então não é exatamente como os outros fazem, passando a idéia de que usam o que sabem para propor algo novo.  
Percebam como utilizam as duas informações: usam uma (a experiência) para nos levar à outra (o diferencial). Notem que, mesmo em um texto pequeno, existe uma progressão textual presente, o que nos faz acompanhar um raciocínio e nos permite atingir ou chegar muito perto da intenção da produção textual (portanto, de uma interpretação adequada).   
A terceira informação, não perceptível no texto, é sobre o que, de fato, eles fazem. O que será? Será que a dúvida era a intenção do vídeo? Tenho a impressão que sim.
Em relação ao não-verbal, vocês perceberam como está complementando o verbal? Delicadamente ele agrega mais sentidos ao que tem a intenção de anunciar. Podemos dizer que nas imagens estão disponibilizadas as seguintes relações:
O garoto com a bicicleta é a empresa anunciante que traz uma alternativa para circular na mesma via que os carros, seus concorrentes. Essa alternativa modifica a paisagem, enquanto os automóveis continuam parados. Após a bicicleta percorrer o caminho, aparece o nome da empresa (Mulatopolaco) em uma placa que derruba os carros (ou seja, a empresa derruba seus concorrentes).
Temos uma linguagem audiovisual mobilizando recursos para construir um sentido. Na linguagem escrita temos um cenário bastante parecido, pois ela também recorre a vários recursos para informar, esclarecer, convencer e construir sentidos: alusões, conhecimentos socialmente compartilhados, subentendidos, formas narrativas ou argumentativas etc. Na Linguística Textual esses recursos são agrupados por categorias, tais como estratégias cognitivas, sócio-interacionais e textuais. Falarei sobre isso em um próximo post.  

 * “Tenta responder”, pois  não responde de fato. Diz o motivo pelo qual veio (“porque sabia o caminho), mas não responde exatamente “o que veio fazer aqui” (diz que veio fazer o que já sabia, mas não diz o que é). Parece ser uma estratégia para aguçar a curiosidade do interlocutor.

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